A Petrobras, empresa estatal brasileira de petróleo e gás, deu um importante passo para retomar suas operações na Bahia, após seis anos, com o início da perfuração de um poço no campo de Taquipe, localizado na cidade de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador. Essa ação faz parte do planejamento estratégico da empresa para aumentar a produção de petróleo e gás natural no estado.

De acordo com o planejamento, a Petrobras pretende perfurar cerca de 100 poços nos próximos cinco anos, em várias cidades da Bahia, incluindo Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. Essa iniciativa deve contribuir significativamente para o aumento da produção atual da empresa no estado.

Para atender às necessidades de produção, a Petrobras contratou três sondas de perfuração, que serão utilizadas nas atividades de produção onshore na Bahia, incluindo o maquinário que está sendo utilizado no campo de Taquipe. Além disso, a empresa também firmou contratos para a aquisição de dez novos equipamentos de produção terrestres, o que aumentará o número de sondas de produção operantes na Bahia de 13 para 23.

A unidade da Petrobras na Bahia é uma das principais fontes de emprego e renda no estado, com cerca de 4,3 mil profissionais empregados direta e indiretamente. Além disso, a produção de óleo e gás natural da empresa no estado gera significativos tributos e participações governamentais, com um total de cerca de R$ 257 milhões em 2024.

Outra importante iniciativa da Petrobras na Bahia é a retomada das operações em fábricas de fertilizantes, após um acordo com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel. O acordo encerra uma longa disputa contratual e litigiosa entre as partes e deve ser assinado até o fim deste mês, após homologação pelo Tribunal Arbitral.

Com a retomada das operações, a Petrobras vai restabelecer a posse das plantas de fertilizantes, mas precisará realizar um procedimento licitatório para contratar serviços de operação e manutenção, conforme suas práticas de governança e procedimentos internos. A retomada de atividades da companhia nos segmentos de fertilizantes está prevista no plano de negócio da Petrobras para o período de 2025 a 2029, com o objetivo de “capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética.”

Em resumo, a Petrobras está retomando suas operações na Bahia, com um planejamento estratégico que inclui a perfuração de novos poços, a aquisição de novos equipamentos de produção e a retomada das operações em fábricas de fertilizantes. Essas iniciativas devem contribuir significativamente para o aumento da produção de petróleo e gás natural no estado, gerando empregos e renda para a população local. Além disso, a retomada das operações em fábricas de fertilizantes é um importante passo para a diversificação da produção da empresa e a contribuição para a transição energética.

A retomada das operações da Petrobras na Bahia é um importante sinal de que a empresa está comprometida em contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado. Com um planejamento estratégico bem definido, a Petrobras está preparada para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades para crescer e se desenvolver. Além disso, a empresa está comprometida em atuar de forma responsável e sustentável, conciliando a produção de petróleo e gás natural com a transição energética e a proteção do meio ambiente.