O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024, que apresentou uma inflação de 4,83%, acima da meta estabelecida pelo governo. Dentre as 16 localidades pesquisadas, sete apresentaram inflação acima da média nacional.

A cidade com a maior inflação foi São Luís, no Maranhão, com um índice de 6,51%, resultado da alta nos preços da gasolina (14,24%) e das carnes (16,01%). No entanto, isso não afetou significativamente a média nacional, pois São Luís tem um peso relativamente baixo no cálculo do IPCA.

Por outro lado, as cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que têm um peso maior no cálculo do IPCA, apresentaram inflações acima da média nacional. São Paulo, por exemplo, teve uma inflação de 5,01%, resultado da alta nos preços dos alimentos e dos serviços.

Já a região metropolitana de Porto Alegre apresentou a menor inflação, com um índice de 3,57%, graças ao recuo nos preços da cebola, tomate e passagens aéreas.

O IPCA é calculado considerando a variação e o peso de cada região, e o resultado é uma média nacional que representa o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. As cidades pesquisadas incluem Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

A seguir, estão os índices de inflação por cidade, com São Luís apresentando o maior índice, seguido por Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande, São Paulo, Fortaleza, Rio Branco, Aracaju, Belém, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Recife, Vitória e Brasília.