Inscrições para o Enem 2025: Prazo se Encerra na Sexta-Feira e.contribuições para Estudantes Isentos

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 6 de junho. Desde a terça-feira, dia 3, cerca de 900 mil estudantes isentos do pagamento da taxa de inscrição vêm recebendo mensagens personalizadas pela caixa postal individual do portal Gov.Br, reforçando que não precisam pagar os R$ 85 reais.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), dois grupos de estudantes isentos receberam as mensagens: os alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e os estudantes concluintes do ensino médio beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Mensagens Personalizadas

Para os alunos do ensino médio de escola pública, as mensagens lembram que a inscrição já está pré-preenchida na Página do Participante e que é necessária a confirmação e a complementação dos dados até o fim do prazo. Além disso, os jovens precisam fazer a opção da prova de língua estrangeira do Enem: inglês ou espanhol.

Já para os estudantes do programa Pé-de-Meia que concluem a educação básica em 2025, as mensagens informam que, ao se inscrever e participar dos dois dias de provas do Enem 2025, eles terão direito a receber o benefício extra no valor de R$ 200. O incentivo-Enem do programa federal é pago em parcela única.

Provas do Enem 2025

De acordo com o edital, as provas do Enem 2025 serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, nos 26 estados e no Distrito Federal. No entanto, há algumas exceções: os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, onde os candidatos farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso ocorre devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (CPO 30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém.

Caixa Postal Gov.br

A caixa postal do Gov.br foi criada em fevereiro deste ano e é gratuita. Ela é automaticamente criada dentro da área pessoal de todos os cidadãos cadastrados na plataforma do governo federal, que concentra cerca de 4,5 mil serviços digitais. Para acessar as mensagens personalizadas, basta que o usuário digite o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

No entanto, apenas os usuários com selo de confiabilidade níveis prata e ouro do Gov.br poderão acessar a caixa postal individualizada. Isso visa garantir a segurança das informações. O MGI destaca que o cidadão poderá ter confiança de que a mensagem recebida na caixa postal individualizada não é falsa ou uma tentativa de fraude.

Número de Usuários

Atualmente, o Gov.Br tem mais de 167 milhões de usuários, dos quais 100 milhões são níveis prata e ouro. O Ministério da Gestão orienta os cidadãosisencaipara baixar o aplicativo Gov.br e ativar as notificações no próprio smartphone ou tablet.

Com essas mensagens personalizadas, o governo busca garantir que os estudantes isentos sejam informados sobre as condições de inscrição e participação no Enem 2025. Além disso, a caixa postal do Gov.br é uma ferramenta importante para garantir a segurança e a transparência das informações, evitando tentativas de fraude e garantindo que os cidadãos recebam informações confiáveis e personalizadas.