Inscrições para o Enem 2025: Importante informação para quem necessita de atendimento especializado
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 estão abertas desde 26 de maio e vão até 6 de junho. É importante lembrar que os interessados em participar do exame que necessitam de atendimento especializado nos dois dias de provas devem fazer a solicitação no momento da inscrição.
Quem tem direito ao atendimento especializado?
De acordo com o edital do Enem 2025, os estudantes que necessitam de atendimento especializado devem informar a condição que motiva a solicitação no ato da inscrição. As condições que motivam a solicitação incluem:
- Baixa visão
- Cegueira
- Visão monocular
- Deficiência física
- Deficiência auditiva
- Surdez
- Deficiência intelectual
- Surdez-cegueira
- Dislexia
- Déficit de atenção
- Transtorno do espectro autista
- Discalculia
- Diabetes
- Gestante
- Lactante
- Idoso
- Estudante em classe hospitalar ou outra condição específica
Documentação necessária
Para os casos de atendimento especializado, é necessário enviar a documentação que comprove a condição que motiva o pedido por meio da Página do Participante. O documento deve ser legível e estar em língua portuguesa. Além disso, deve conter:
- Nome completo do participante
- Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
- Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão
Exceções
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que os participantes que tiveram a documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisarão anexá-los novamente, caso a solicitação de atendimento seja a mesma em 2025. No entanto, há exceções para os casos de lactantes e de atendimento em classe hospitalar.
Recursos de acessibilidade
Os participantes que solicitaram atendimento poderão contar com recursos de acessibilidade, como:
- Provas em braile
- Sala individual
- Mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da prova
- Tempo adicional
- Leitor de tela
- Prova ampliada
- Prova superampliada
- Guia-intérprete
Além disso, é permitido o uso de material próprio, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina.
Lactantes
As participantes que solicitarem atendimento para lactante devem levar um acompanhante adulto nos dois dias de provas. O acompanhante ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do lactente. A mulher não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança.
Exame
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). É fundamental que os interessados em participar do exame entendam as regras e procedimentos para garantir uma experiência justa e acessível para todos.