Uma equipe de estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi selecionada para representar o Brasil em uma competição internacional de engenharia e exploração espacial no Canadá. A equipe, chamada The Myths Brazil, foi a única formada por alunos brasileiros a se classificar para o Canadian International Rover Challenge (CIRC) 2025, um dos principais eventos de projeção e construção de rovers aberto a estudantes do ensino superior.
A competição, que será realizada de 8 a 11 de agosto na cidade de Drumheller, na província de Alberta, no oeste do Canadá, tem como objetivo simular missões de exploração extraterrestre. As equipes selecionadas devem utilizar os rovers projetados para completar diversas tarefas, como atravessar terrenos variados, operar de forma autônoma e operar um braço hábil.
A The Myths Brazil foi formada em 2017 por um grupo de alunos do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica (PET-MEC) da UFF, sob a orientação da professora Fabiana Rodrigues Leta. A equipe já tem um histórico de participações em competições de engenharia nacionais e internacionais, incluindo o Nasa Human Exploration Rover Challenge, realizado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) em 2018, onde receberam o AIAA Neil Armstrong Best Design Award.
No entanto, a equipe enfrenta um grande desafio para participar da competição no Canadá: o custo das passagens para os integrantes e o transporte do rover para outro país. Atualmente, a equipe não conta com nenhum financiamento para a viagem e está organizando uma vaquinha on-line para arrecadar fundos.
“É estranho, sinceramente, sermos a única equipe brasileira, até porque não tínhamos nada e hoje ser a única equipe brasileira, representando a nossa história, o nosso sonho, lá fora é muito gratificante”, disse a estudante de engenharia mecânica e capitã da equipe, Maria Eduarda Carvalho de Oliveira. “Essa classificação representa nosso trabalho durante todos esses anos, criando protótipos, circuitos e fazendo testes”.
A The Myths Brazil é uma equipe multidisciplinar, formada por sete alunos de diferentes cursos da universidade, além de engenharia mecânica. A equipe está trabalhando arduamente para se preparar para a competição e está ansiosa para representar o Brasil e a UFF no Canadá.
A professora Fabiana Rodrigues Leta, orientadora da equipe, destacou a importância da participação da The Myths Brazil na competição internacional. “É um grande desafio, mas também é uma grande oportunidade para os nossos alunos mostrarem suas habilidades e competências em engenharia e exploração espacial”, disse.
A UFF está apoiando a equipe com recursos financeiros para a inscrição na competição, mas a equipe ainda precisa arrecadar fundos para as passagens aéreas e o transporte do rover. A vaquinha on-line está disponível para quem quiser apoiar a equipe e ajudá-los a realizar seu sonho de representar o Brasil no Canadá.
A competição no Canadá é um grande desafio para a The Myths Brazil, mas a equipe está confiante em suas habilidades e competências. Com a ajuda de apoiadores e doadores, a equipe pode realizar seu sonho de representar o Brasil e a UFF no Canadá e mostrar ao mundo o talento e a criatividade dos estudantes brasileiros em engenharia e exploração espacial.