Projetos de Matemática em Pré-Escolas Públicas Podem Receber até R$ 80 Mil

Um edital inédito lançado pelo Itaú Social, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), visa incentivar o conhecimento em matemática em pré-escolas públicas. Os projetos que se inscreverem podem receber até R$ 80 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho pela internet, na Plataforma de Editais da Fundação Itaú.

Quem Pode Participar

Podem participar profissionais da educação, como professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, além de organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Também podem se inscrever professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, além de iniciativas de extensão e projetos de iniciação científica voltados ao letramento matemático na pré-escola.

Modalidades do Edital

O edital prevê duas modalidades: Reconhecimento e Fomento. A modalidade Reconhecimento é voltada para projetos que já promovem práticas de letramento matemático na pré-escola da rede pública. Os selecionados nessa categoria receberão até R$ 10 mil. A intenção é que esses projetos inspirem outras ações nessa etapa de ensino. Eles farão parte de uma coletânea e poderão integrar uma trilha formativa da Escola da Fundação Itaú, que oferece formação gratuita.

A modalidade Fomento, por sua vez, é para projetos ou pesquisas aplicadas em parceria com instituições de educação infantil da rede pública. Essas propostas podem ser inéditas ou estar em andamento, desde que tenham conclusão prevista até julho de 2026. Os selecionados, que receberão até R$ 80 mil, terão acompanhamento técnico e pedagógico do Itaú Social.

Critérios de Avaliação

Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios como inovação, redução das desigualdades, eficácia na promoção da aprendizagem e aderência aos objetivos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A seleção dará prioridade a iniciativas que demonstrem impacto pedagógico, embasamento conceitual e potencial para inspirar mudanças nas práticas de letramento matemático.

Resultados

Os resultados serão anunciados na Plataforma de Editais da Fundação Itaú em setembro.

A Importância da Matemática na Pré-Escola

No Brasil, o aprendizado de matemática é um gargalo. Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram que 27% dos alunos brasileiros alcançaram o nível 2 de proficiência em matemática, considerado o patamar mínimo de aprendizado, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na disciplina é 69%.

Além disso, apenas 1% dos estudantes brasileiros atingiu os níveis 5 ou 6, considerados os mais altos, quando os alunos resolvem problemas complexos, comparam e avaliam estratégias. A média da OCDE é 9%.

De acordo com o Itaú Social, estudos revelam que as dificuldades em matemática começam nos primeiros anos de escolaridade, por isso a ênfase do edital nessa et!apa.

A Pré-Escola e o Letramento Matemático

A pré-escola é voltada para crianças de 4 e 5 anos de idade, etapa voltada para o desenvolvimento integral e por práticas pedagógicas estruturadas no brincar, na exploração e na convivência. É na educação infantil que as crianças têm os primeiros contatos com a matemática. Segundo a BNCC, que estipula o que os estudantes devem aprender em cada etapa de ensino, desde cedo as crianças se deparam com conhecimentos matemáticos como contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias e reconhecimento de formas geométricas.

Com o edital do Itaú Social, os projetos de letramento matemático na pré-escola terão a oportunidade de receber apoio financeiro e técnico para desenvolver práticas inovadoras e eficazes que possam inspirar mudanças nas práticas de ensino de matemática em todo o país.