Os animais de estimação se tornaram cada vez mais presentes nas residências brasileiras, principalmente os cachorros. Inclusive, na hora de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, o espaço destinado para os animais é um dos fatores mais importantes para se considerar. Afinal, mesmo animais menores precisam de espaço para brincar e se divertir.
Além disso, o conforto e segurança dos bichinhos também é primordial, sendo que a casinha para cachorro é um item muito importante e que precisa ser escolhido com cuidado. Afinal, é aqui que ele poderá descansar e dormir com total tranquilidade.
No entanto, não é tão simples escolher o modelo ideal e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes de como escolher sua casinha para cachorro.
Por que investir em uma casinha para cachorro?

Existem muitos benefícios em adquirir uma casinha para cachorro, seja para animais que ficam dentro ou fora de casa. Isso porque, ele gosta de ter um espaço próprio, visto que ajuda a criar uma noção de território, beneficiando também os donos do imóvel. Afinal, com isso há menos chances de marcação de território, além de saber para onde ir, caso se sinta ameaçado ou com medo.
Além disso, as casinhas oferecem proteção física. É importante lembrar que a audição do cachorro é cerca de 10 vezes maior que a do ser humano, portanto, raios, trovões e outros barulhos podem amedrontar o pet. Mas, com a casinha, o cachorro se sente seguro, principalmente se tiver algum tipo de almofada, manta ou pequeno colchonete. Da mesma forma, deixar algum brinquedo dentro da casinha ajuda na sensação de acolhimento.
Como escolher a casinha de cachorro?
Agora que você entendeu sobre a importância da casinha para cachorro, confira abaixo nossas dicas para te ajudar escolher a ideal:
Considere o tamanho
O primeiro passo é analisar o tamanho ideal para a casinha, sendo necessário considerar o porte do cão. Afinal, ele precisa sentir-se confortável no local. Contudo, isso também não significa que a casinha precisa ser enorme, sendo indicado que o cachorro consiga ficar de pé dentro dela e, quando deitar, a cabeça e patas fiquem para dentro. Além disso, se o cão costuma dar algumas voltinhas ao redor de si para deitar, a casinha precisa comportar esse movimento.
Observe o material
Existem casinhas de cachorro com os mais diferentes tipos de materiais e você deve escolher aquele que mais atende às suas necessidades e preferências. Confira abaixo os principais:
1. Madeira, concreto e tijolo
Para cachorros que costumam ficar nas áreas externas das casas, esses materiais são os mais recomendados, visto que são mais resistentes ao calor e frio. Além disso, eles também protegem o cachorro de chuva, vento, raios solares, etc. Contudo, dependendo da época do ano, a casinha pode ficar mais quente ou fria, sendo necessário observar com atenção para evitar qualquer desconforto climático.
2. Plástico
Já para cachorros que costumam ficar dentro de casa, a casinha de plástico é uma ótima pedida. Afinal, esse é um material leve, o que facilita seu transporte dentro e fora do apartamento, além de ser mais fácil de limpar. Além disso, existe uma grande variedade de cores, formatos e estilo e você pode escolher qual mais se identifica. Contudo, vale ressaltar que ela não pode ficar em área externa, pois o plástico não é tão resistente.
3. Tecido
Outra alternativa é a casinha para cachorro de pano, sendo muito usada por pets que moram em apartamento. Afinal, o material é extremamente confortável e aconchegante. Contudo, assim como o plástico, esse tipo de casinha não pode ser usado em ambientes externos, visto que perde a durabilidade e não protege o animal da maneira adequada.
Faça sua própria casinha
Também existe a possibilidade de fazer sua própria casinha para cachorro, visto que existem infinitos tutoriais disponíveis na internet. Contudo, se realmente quiser se arriscar, é importante escolher materiais de qualidade, além de tomar muito cuidado para que nenhum pedaço da casinha machuque o cachorro.
Pense no local
Por fim, a casinha deve ficar em um lugar em que o cachorro fique protegido do sol e chuva. Afinal, como falamos, altas temperaturas podem fazer mal ao bichinho e barulhos de chuva assustam os animais devido à audição aguçada. Sendo assim, a casinha deve ficar em um lugar e que ele realmente se sinta dono do espaço, além de permitir certa interação com os demais moradores, seja em um jardim ou perto de portas que tenham movimento de pessoas.
Então, agora que você já sabe porque ter uma casinha para cachorro é importante e como escolher a sua, já pode sair às compras e colocar em prática nossas dicas. Temos certeza que seu cachorro irá se sentir mais seguro, além de poder relaxar por completo em um cantinho só para ele.