Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de comemorar com pessoas importantes essa nova fase. Independente do estado civil, é fato que cada vez mais pessoas estão decidindo ter o seu próprio lar. Sendo assim, não há nada melhor do que fazer um chá de casa nova para começar com o pé direito.
Ainda que seja parecido com o chá de cozinha, que conta com uma força dos amigos para equipar o imóvel, o chá de casa nova, também conhecido como open house, tem como objetivo apresentar o novo lar. Sendo assim, o ideal é que ele seja feito somente quando a casa ou apartamento já estiver pronta para receber os convidados.
Mas, mesmo assim, sabemos que não é fácil organizar esse evento e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes. Vamos lá?
Como organizar o chá de casa nova?
A correria da mudança pode ser bem cansativa e, por isso, pensar em organizar uma festa pode parecer assustador. Contudo, vale lembrar que o chá de casa nova não precisa ter um grande peso, sendo um evento informal e que exija um planejamento mais simples, a fim de garantir conforto, comes e bebes e muita diversão para todos. Então, confira abaixo como organizar o seu chá de casa nova:
Pense no tamanho da casa
O primeiro passo é observar o tamanho de sua nova casa, pois é isso que irá determinar o número de convidados. Afinal, é importante que todos fiquem confortáveis e aproveitem o evento. Mas, é importante deixar claro que, dependendo do tipo de festa, não é necessário ter assento para todos, pois enquanto um levanta o outro senta e assim todos circulem por toda a casa. Além disso, você também pode considerar fazer pequenas festas, uma para a família, outra para os amigos mais próximos e assim por diante.
Avalie o orçamento disponível
Hoje em dia, é mais comum dividir o valor dos comes e beber com os amigos no chá da casa nova. Contudo, outros ainda preferem manter a tradição em que o anfitrião arca com os custos e os convidados, por cortesia, levam algum presente, como um vinho, uma planta ou algo do tipo.
Inclusive, se houver lista de presentes, é bacana manter a tradição, pois assim mostra que o chá foi feito para realmente apresentar a casa. Mas, é importante entender que, quanto maior o número de pessoas, maior será o gasto. Então, você pode optar por fazer as coisas em casa ou pedir pizza, por exemplo.
Pense no horário
O horário será o responsável por determinar o clima do evento, tendo relação direta com o que será servido para comer, e também com o número de convidados. Por exemplo, se pretende fazer um almoço, será necessário ter mais lugares para que todos comam de maneira confortável. Agora, se for à noite, é possível apostar nos aperitivos, sendo que se alguns convidados ficarem de pé, não haverá problema.
Considere o estilo
Independente se for solteiro ou casado, é importante pensar no estilo e gosto do anfitrião. Afinal, de nada adianta oferecer uma cocktail party se você prefere uma reunião mais intimista e simples, como uma roda de conversa, por exemplo. Sendo assim, além do horário, também é importante considerar o que você gosta, pois assim também poderá escolher o cardápio com maior facilidade e pensar no número de convidados.
Escolha os convidados
Falando em convidados, é importante fazer uma lista e, para o chá de casa nova, não tem problema optar por fazer uma mais enxuta. Afinal, é a apresentação de sua casa e esse é um momento íntimo, que não precisa ser estendido a um colega de trabalho que tem pouca intimidade, por exemplo. Além disso, como falamos, você pode fazer duas reuniões mais simples e separar a lista, a fim de oferecer maios conforto a todos.
Precisa de uma lista de presentes?
Como falamos, o chá de casa nova remete aos tempos em que conhecer a casa de alguém é um momento especial, sendo de bom tom levar um mimo para o anfitrião. Contudo, muitos não sabem o que levar e criar uma lista pode ajudar tanto os convidados quanto os donos, pois assim garantem que irão ganhar itens que serão úteis e ainda economizam o tempo das pessoas procurando os presentes. Obviamente, os presentes não devem ser como na lista de casamento, mas sim coisas mais simples, como formas de bolo, aromatizador de ambientes, plantas, copos e colheres medidoras, etc.
Então, agora que você sabe mais sobre o chá de casa nova e como organizar o seu, esteja você casado ou solteiro, é hora de colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e organização, pois assim irá garantir maior tranquilidade e poderá aproveitar realmente o evento com amigos e familiares, sem precisar se preocupar com mais nada.