A Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, está recebendo contribuições de pessoas com deficiência sobre a acessibilidade em aviões e aeroportos do Brasil. O questionário aberto em outubro de 2023 coletará respostas até 31 de dezembro de 2027. Até agora, foram registradas 31 respostas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O objetivo do questionário é compreender as melhores práticas de acessibilidade e classificar os aeroportos do país. Já foram identificadas 92 práticas de acessibilidade e 57 aeroportos foram avaliados, recebendo um selo de acordo com o alinhamento com as práticas recomendadas. O formulário permitirá que a equipe do projeto inclua critérios relativos à percepção dos passageiros sobre os recursos de acessibilidade disponíveis.

O coordenador do projeto, Luiz Antonio Tonin, destaca que a comunicação entre as companhias aéreas e os passageiros, e entre as companhias e os aeroportos, é fundamental para superar as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência. O formulário pode ser respondido na página do Participa + Brasil e um manual de acessibilidade na Aviação Civil está disponível no site Aviação Acessível.