Na próxima semana, centenas de cientistas do Brasil e do exterior se reunirão em Recife para a 77ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que acontecerá de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, contará com mais de 200 atividades gratuitas para todos os públicos.

O tema deste ano é “Progresso é ciência em todos os territórios” e abordará a diversidade brasileira, incluindo desafios como desigualdades, fome, violência e temas que perpassam as ciências da saúde, exatas e humanas. A coordenadora-geral do evento, Cláudia Linhares, explica que a intenção é discutir as desigualdades que afetam o financiamento da ciência e da educação, bem como questões como a maternidade, deficiência, envelhecimento e qualidade de vida.

Uma das novidades desta edição é a SBPC Mulher, um evento inédito que promete incentivar o diálogo sobre o papel das mulheres na redução das desigualdades. A coordenadora-geral da SBPC explica que o objetivo é discutir não apenas a questão da mulher, mas também a situação do gênero na sociedade e na ciência. A programação inclui debates sobre estratégias para implementação de políticas públicas de equidade.

O evento também contará com atividades para crianças de 1 a 6 anos, incluindo contação de histórias, brincadeiras cantadas e confecção de brinquedos. A intenção é provocar a interação das crianças com a ciência de forma prazerosa e descobrir fenômenos com um olhar de cientista. Além disso, haverá uma SBPC Jovem, destinada a estudantes, com um planetário, oficinas e feira de ciências.

A SBPC Jovem conta com uma mascote própria, batizada de Gui, um macaco sagui vestindo um traje típico do “Caboclo de Lança”, figura da cultura pernambucana. Outro macaco, o macaco-prego, será tema de um dos vários minicursos da programação aberta a todas as idades.

A programação também inclui cursos sobre poluição do ar, transição energética e hidrogênio verde, compostagem doméstica e cosmovisão indígenas. Cláudia Linhares reforçou o convite para as crianças de férias, sugerindo que o evento pode ser uma boa opção para uma colônia de férias.

Ao contrário de outros eventos de sociedades científicas, a SBPC é um passeio para todos os públicos. Os palestrantes foram instruídos a falar em linguagem acessível aos leigos, garantindo que qualquer pessoa que entre em uma atividade científica sairá sabendo algo novo. A abertura oficial da SBPC acontecerá no domingo, com a presença da ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A expectativa é reunir 20 mil pessoas durante o evento, que pode ser acompanhado através do site da SBPC. Com uma programação completa e diversificada, a 77ª edição da SBPC promete ser um evento inesquecível para todos os que participarem.Intialized ser uma oportunidade para discutir temas importantes e promover a interação entre cientistas e o público em geral.