A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para baixas temperaturas no território paulista entre os dias 11 e 14 de junho. De acordo com as previsões, as mínimas devem variar de 2°C na Serra da Mantiqueira, com possibilidade de geadas, até 13°C na Baixada Santista.
Nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Itapeva, Campinas e Sorocaba, os termômetros devem marcar mínimas de 8°C no período. Já na Região Metropolitana da capital paulista, em cidades como Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, são esperadas mínimas de 9°C. As regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto e o Litoral Norte devem registrar 11°C.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda cuidados especiais com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Além disso, a população deve evitar acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação. A Defesa Civil também orienta a população a acolher animais abandonados sempre que possível.
Nesta segunda-feira, as cidades que registraram as menores temperaturas no estado foram Campos do Jordão-SP, com 11°C, e São Luís do Paraitinga, com 13,4°C.
Para proteger a população mais vulnerável, a Prefeitura de São Paulo vai reativar a Operação Baixas Temperaturas, a partir das 18h desta terça-feira, e instalar dez tendas de acolhimento em diferentes regiões da cidade. As tendas funcionarão das 18h à 0h e oferecerão alimentos, como sopa, pão, chocolate quente, chá e água.
Além disso, o Abrigo Solidário na Estação Pedro II será ativado a partir desta terça-feira e funcionará durante quatro dias, das 19h às 8h, até a manhã de sábado. O espaço oferecerá acolhimento emergencial às pessoas em situação de rua.
As tendas de acolhimento serão instaladas nos seguintes locais:
* Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
* Região Sul: Santo Amaro e Capela do Socorro
* Região Norte: Santana e Vila Maria
* Região Leste: Guaianases, Itaquera e Mooca
* Região Oeste: Lapa
É importante que a população esteja atenta às previsões de baixas temperaturas e tome as medidas necessárias para se proteger e proteger aos mais vulneráveis. Além disso, é fundamental que a população colabora com as ações da Prefeitura e da Defesa Civil para minimizar os efeitos das baixas temperaturas.