Unhas fracas e quebradiças com certeza incomodam as pessoas, principalmente mulheres que gostam de mantê-las mais compridas e pintadas. No entanto, esse problema pode falar muito sobre sua saúde atual, indo além da estética. É claro que utilizar cosméticos irá ajudar em seu fortalecimento e menos quebra. Contudo, é importante investigar um pouco mais a fundo para entender o que realmente pode ser a causa das unhas fracas e quebradiças. Portanto, se você está notando essas características, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entender quais são as principais causas.
1. Deficiências nutricionais

Por mais que você utilize produtos de beleza baratos para as unhas e mantenha os cuidados em dia, é fundamental entender que o fortalecimento começa de dentro para fora. Nesse sentido, se estiver com deficiência nutricional, especialmente de vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, vitaminas A, B12 ou C também resultam em unhas fracas e quebradiças. Mas, além de unhas fracas, as deficiências nutricionais também podem acarretar no surgimento de outros sintomas, como cansaço excessivo, tontura, palidez e até mesmo alterações na visão. Sendo assim, faça exames regularmente e consulte um nutricionista.
2. Exposição a produtos químicos
Vale lembrar ainda que a exposição frequente a produtos químicos, como produtos de limpeza ou detergentes, sem realizar a devida proteção das mãos com luvas próprias, acaba ressecando a região e, consequentemente, deixando as unhas mais frágeis e quebradiças. Também é importante ter em mente que o uso de acetona, esmaltes e produtos contendo formol também ressecam e favorecem o aparecimento de manchas. Então, além de usar luvas para lavar a louça e limpar a casa, o ideal é utilizar sempre removedor de esmalte sem acetona, além de evitar produtos com formol.
3. Roer as unhas
Outra causa muito comum de unhas fracas é roer as unhas, visto que causa microtraumas que facilitam a queda. Além disso, também aumenta o risco de infecções por fungos ou bactérias ao redor das unhas. Sendo assim, o recomendado é parar de roer, buscando ajuda, se necessário. Além disso, uma dica é mantê-las sempre bem cortadas e lixadas, ou ainda passar um esmalte que tenha gosto amargo. Com isso você começa a reduzir aos poucos o hábito, até eliminá-lo por completo.
4. Anemia
Anemia é uma das principais causas de unhas fracas, visto que há a diminuição da quantidade de hemoglobina circulante, reduzindo assim, a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos. Como consequência, além do enfraquecimento das unhas, também ocorre cansaço excessivo, fraqueza e falta de disposição. Se a anemia for confirmada por meio dos exames de sangue, o médico irá indicar o tratamento mais adequado de acordo com o tipo de anemia, ajudando a reduzir os sintomas como um todo, inclusive unhas fracas.
5. Alterações na tireoide
Algumas alterações na tireoide também podem deixar as unhas mais fracas e quebradiças. No hipotireoidismo, há a redução do metabolismo e de transporte de nutrientes para o corpo, tornando as unhas mais frágeis e outros sintomas, como pele ressecada, dor de cabeça e cansaço excessivo. Já no hipertireoidismo, ocorre o crescimento das unhas, mas são extremamente frágeis. Portanto, o tratamento deve ser feito seguindo as recomendações do endocrinologista.
6. Problemas circulatórios
Problemas de circulação também podem deixar as unhas mais fracas, visto que há um estreitamento dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue e, consequentemente, do oxigênio para as mãos e dedos. Além disso, ocorrem outros sintomas como inchaço, dor e aumento de sensibilidade da mão e dos dedos. É indicado consultar o clínico geral ou angiologista, a fim de garantir um diagnóstico mais preciso e orientações adequadas para o melhor tratamento. Nesse caso, geralmente são receitados remédios anti-hipertensivos, que ajudam a melhorar a circulação e aliviar os sintomas.
7. Retirar cutículas da forma errada
Por fim, as cutículas são uma camada de pele fina na base da unha, sendo responsáveis por criar uma barreira de proteção contra traumas, inflamações ou infecções por fungos e bactérias. Mas, ao retirá-las de forma profunda, você danifica sua base, tornando as unhas mais fracas, quebradiças, onduladas e com manchas brancas. Isso também pode favorecer o desenvolvimento de infecções, como paroníquia ou unha encravada, por exemplo. Portanto, o ideal é não remover as cutículas, utilizando sempre cremes hidratantes, beber bastante água durante o dia e usar luvas quando utilizar produtos químicos e de limpeza.
Então, agora que você sabe quais são as principais causas de unhas fracas e quebradiças, já pode analisar suas necessidades e começar a rotina de cuidados adequada. Lembre-se que realizar essa investigação mais profunda é muito importante, pois assim pode descobrir até mesmo se está com alguma doença mais grave, como anemia, por exemplo. Além disso, tenha em mente que o fortalecimento começa de dentro para fora, sendo primordial ter uma alimentação balanceada e ingestão de água adequada.