Com a pandemia do COVID-19, as pessoas começaram a valorizar ainda mais a qualidade de vida. Nesse sentido, principalmente quem tem criança em casa, ter um playground é uma ótima pedida. Afinal, é uma forma de manter os pequenos ativos, oferecendo diferentes estímulos para que possam se desenvolver das mais diferentes formas. No entanto, esse pode ser um investimento relativamente alto de tempo e dinheiro, exigindo um bom planejamento e organização. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas para montar seu parquinho em casa.
Defina o local
Os brinquedos, feitos com injeção de plástico com os moldes de injeção devem ficar em um lugar adequado da casa. Isso porque, ainda que não seja necessário um quintal enorme, ele deve ser grande o suficiente para criar um espaço de circulação para as crianças entre os brinquedos.
É importante ter em mente que os pequenos correm, jogam bola e participar de outras atividades, ou seja, não focam apenas nos brinquedos em si. Além disso, evite áreas próximas a garagem, estacionamento, movimentação de pessoas estranhas e portas de entrada e saída.
Delimite a área
Em seguida, a área para instalar os brinquedos deve ser medida com cuidado. Isso porque, é por meio da mensuração que você poderá calcular quais brinquedos podem ser instalados no local, as medidas e a quantidade. Inclusive, dependendo da área, alguns equipamentos deverão ser substituídos por outros ou eliminados do projeto. Portanto, conte com a ajuda de especialistas e tenha um bom planejamento para evitar qualquer dor de cabeça.
Escolha os brinquedos
Essa é uma das partes mais importantes e animadas, principalmente para as crianças. Contudo, além de escolher os brinquedos que mais lhes agradem, também é importante garantir a segurança dos pequenos enquanto brincam. A boa notícia é que existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados na fabricação, como plástico, madeira, ferro e madeira plástica. O ideal é pesquisar sobre cada um deles e garantir que os brinquedos estejam adequados à faixa etária das crianças.
Para os menores, aposte em itens como escorregador, piscina de bolinhas, gangorras e balanços. Já a cama-elástica chama a atenção de crianças maiores, pré-adolescentes e até mesmo adultos.
Coloque uma superfície para segurança
Segundo a ABNT, existem alguns requisitos que irão delimitar a área livre ao redor dos brinquedos, sendo que até mesmo existe uma norma que exige a instalação de uma superfície que consiga amortecer possíveis quedas. Nesse sentido, caso o playground possa promover quedas a partir de 60 cm, é necessário aplicar pisos que absorvam impactos.
Uma das opções mais indicadas é a grama sintética, pois além de ser um material resistente, também é antiderrapante e conta com placas de amortecimento. Além disso, a manutenção é mínima e uma opção bastante segura para instalar os brinquedos.
Faça você mesmo
Vale lembrar ainda que o momento de montar um parquinho em casa não apenas é interessante para as crianças, mas também para os pais. Isso porque, é uma ótima oportunidade para passarem mais tempo juntos e isso pode começar logo na montagem do playground. Inclusive, as crianças podem aprender bastante com diferentes atividades, como observarem a montagem do espaço, pintarem os brinquedos, escolher as peças, etc. Da mesma forma, se colocarem a criatividade para funcionar, podem até mesmo criar novos brinquedos em conjunto.
Improvise e coloque a criatividade para funcionar
Como falamos no tópico anterior, pais e filhos podem criar novos brinquedos, sendo que esse é o ambiente ideal para que todos coloquem a criatividade para funcionar. Nesse sentido, alguns exemplos são as caixas de areia, brinquedos com pneus, revistas, colagens, uma parede com tinta que imita lousa para ser usada para pinturas, etc. Aqui, cada um pode usar sua imaginação para personalizar o ambiente. Inclusive, existem diversos tutoriais e referências disponíveis na internet.
Então, agora que você sabe o que é preciso para montar um parquinho em casa, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas lembre-se que é primordial ter um bom planejamento, pois além de tempo gasto, o valor investido não é pouco. Sendo assim, contrate bons profissionais e uma empresa séria para te ajudar e orientar ao longo do processo. Com isso, você garante maior tranquilidade e segurança.