Comprar uma moto nova pode ser o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos conseguem atingir esse objetivo optando por uma semi nova, por isso explicaremos nesse post, quais cuidados devo tomar ao comprar uma moto usada, quais dicas você deve seguir.

Sendo assim, para que você possa negociar com segurança, sem ter dores de cabeça futuras, apresentaremos algumas informações que farão com que você consiga alcançar o seu objetivo com tranquilidade.

Confira os cuidados que você deve tomar na hora de comprar uma moto usada!

Quais cuidados devo ter ao comprar uma moto usada

Quais cuidados devo ter ao comprar uma moto usada
Imagem de Miguel Palomino Urdapilleta por Pixabay

É muito importante tomar cuidado na hora de comprar uma moto usada, uma vez que você não sabe como o antigo dono utilizava a mesma.

Sendo assim, observar alguns itens é essencial para que você não caia em uma furada na hora de comprar sua moto semi nova.

Então, para que você evite grandes prejuízos com grandes problemas mecânicos que podem ocasionar até acidentes, ou coisa pior, comprar uma moto roubada, é importante que você fique atento a alguns pontos.

Dessa maneira, confira agora alguns aspectos que separamos e que você precisa se atentar na hora de fazer a compra de sua moto usada.

Verifique toda a documentação

Sim, um dos primeiros pontos que você deve observar na hora de fazer a compra de uma moto usada é a documentação da mesma.

Sendo assim, analise se os impostos foram pagos, assim como se não há multas no nome do motociclista e proprietário.

Dessa forma, é importante que você acesse o DETRAN (Departamento de Trânsito), verificando se existem pendências relacionadas a motocicleta.

É importante analisar também o número do chassi, para conferir se o documento apresentado realmente é da moto, além de verificar se há alguma restrição para o uso da moto, ou se ela já passou por algum sinistro.

Essa análise é importante, uma vez que, caso você compre a moto com alguma pendência, é necessário que você assuma as mesmas.

Faça uma análise do estado geral da moto

Um dos cuidados que você deve tomar na hora comprar uma moto usada, é fazer uma análise geral na moto de interesse.

Sendo assim, pergunte se você pode levar a motocicleta para um mecânico conhecido para que ele possa avaliar toda a condição da moto se as peças da moto estão todas em boas condições de uso.

Essa verificação vai ajudar a identificar possíveis ruídos que possam no futuro impedir o bom funcionamento de sua moto.

Isso pelo fato de que, dependendo do estado da moto, os gastos que serão precisos para fazer o reparo, sairão bem mais caros tornando o investimento um prejuízo.

Teste a moto

Se possível faça um test drive, ou seja, ande com a moto para que você possa identificar se vai se adaptar a mesma, se ela é confortável, ou se você não vai se importar com os sons que ela provavelmente poderá emitir.

Sendo assim, não deixe de andar na mesma, pois da mesma maneira que se faz um test drive com motos novas, é possível fazer com as usadas também.

Analise a parte elétrica da moto

Outro cuidado que você deve tomar é na parte elétrica da moto, uma vez que ela é bem importante para o bom funcionamento da mesma.

Dessa forma, verifique se o pisca e os faróis estão funcionando adequadamente. Se não estiver, é possível fazer a negociação desses reparos na hora da compra da moto.

É importante ressaltar que em algumas motos modernas, há luzes que indicam o bom ou mau funcionamento de vários componentes da moto, como por exemplo o sistema de injeção eletrônica ou pressão do óleo.

Verifique o óleo

Procure analisar também o óleo da moto, verificando se o mesmo está no nível correto, ou a coloração que ele apresenta.

Um óleo mais claro indica que o mesmo é novo, já se a coloração é mais escura, há a indicação que esse óleo precisa ser trocado.

Verifique sinais de alterações em peças

É importante também que você verifique os sinais de que houve trocas ou que as peças para motos estão muito desgastadas, ou se o dono tentou fazer a troca do motor.

Se houver essa movimentação, é possível que porcas e parafusos estejam com algum desgaste, ou com alguma marca.

É importante que você analise também se a cor da moto é a mesma descrita no documento.

Verifique se há sinais de batidas

Analisar se há algum sinal de que a moto sofreu alguma batida também é importante, até mesmo pelo fato de que isso interfere no preço final da moto.

Vantagens de comprar uma moto usada

Uma das principais vantagens de se comprar uma moto usada, é o fato de que ela sairá bem mais em conta do que as novas, além de você ter a chance de conseguir uma motocicleta bastante preservada.

Esses são alguns cuidados que você deverá tomar na hora de iniciar o processo de compra da sua moto usada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *