Sabemos que vivemos em um país tropical e devido a isso temos estações onde o clima não costuma variar muito, em algumas regiões o calor intenso se faz presente durante a maior parte do ano.

Já em outras os verões costumam ser bastante intensos enquanto os invernos costumam ter temperaturas mais amenas. Nos períodos mais quentes é necessário recorrer a itens que ajudem a refrescar e a manter o clima agradável no ambiente, como é o exemplo de ar-condicionado e climatizadores.

No mercado existe uma variedade de produtos que prometem tornar o ambiente mais fresco, confortável e agradável nas temperaturas, inclusive podemos contar com a opção de aluguel de climatizadores.

Informações como valores, especificações e funções desses produtos devem ser pesquisadas previamente, pontuar suas vantagens e desvantagens também pode ajudar na escolha do melhor aparelho para cada caso.

Como a umidade atrapalha?

Climatizador de ar funciona? Veja as vantagens
Evento corporativo realizado pela Rede Globo

Quando há entrada de água da chuva na fachada ou cobertura do imóvel as paredes costumam ficar molhadas, e mesmo após dias se passarem a umidade permanece, complicações como alergias ou problemas respiratórios podem surgir devido a umidade que fica armazenada em locais fechados.

Embora a umidade cause incômodo para aqueles que ficam nestes ambientes fechados ela pode deixar de ser um problema, basta apenas que soluções confiáveis sejam buscadas para solucionar o problema.

Quais as Funções dos Climatizadores?

Os climatizadores apresentam diferentes especificidades do modelo, mudando de acordo com a marca e aparelho. Basicamente pode-se listar as funções mais comuns:

  • Ciclos quentes e frios: a maior parte dos climatizadores existentes no mercado possuem a função de refrescar e umidificar ambientes quentes e secos, assim como aquecer ambientes frios.
  • Controle de velocidade: todos os aparelhos possuem a possibilidade de ventilação em três níveis: alto, médio e baixo.
  • Emissão de íons: os climatizadores possuem emissor de íons, que purificam o ar e retiram impurezas indesejadas.

Graças a tudo isso ele consegue oferecer um funcionamento bem adequado, deixando todos que estão no ambiente confortável com a temperatura. Isso, é claro, além de cuidar da qualidade do ar.

Quais as vantagens do climatizador de ar

Agora que já sabe mais sobre as funções do climatizador de ar, vamos entender mais sobre suas vantagens.

Menor gasto de energia 

Uma reclamação muito comum entre as pessoas que possuem o ar-condicionado é sobre seu alto custo, principalmente quando falamos sobre o uso de energia, por outro lado, um climatizador oferecer uma economia muito maior na energia, além de ser ecológico. Também é importante considerar que o ar condicinado pode ser muito poluente também.

Assim, a economia de energia acaba sendo uma das maiores vantagens para quem deseja comprar um produto como esse.

Melhora a qualidade do ar

Caso o local apresente um clima quente e seco o climatizador é uma excelente escolha já que o ar-condicionado retira a umidade do ar. Por outro lado, seu climatizador será capaz de utilizar a própria água para melhorar o ambiente.

Ou seja, a qualidade do ar se torna melhor já que o aparelho possui a função de ionização, que é responsável por filtrar o ar, possibilitando até 30% a mais de pureza, isso é de grande valia para quem possui problemas respiratórios ou alergias.

Pode ser portátil e é fácil de usar

Aqueles que optam pelo ar-condicionado enfrentam dificuldades quando tentam movê-lo. Esse é um produto para ficar em apenas um local, diferente do climatizador que pode ser encontrado na versão portátil.

Se torna fundamental avaliar bem a viabilidade no local, geralmente com ajuda de um técnico, revendo o ambiente e as necessidades. Deve-se considerar fatores até mesmo relacionados à estrutura do prédio, visto que a relação energética do local é super importante.

Assim fica mais fácil fazer uma boa escolha, seja para ambientes pequenos ou para os maiores!

Quanto custa um climatizador?

Quando falamos do custo de um climatizador é importante saber que os preços variam bastante, já que muitos modelos se diversificam de acordo com a demanda do espaço.

Desta forma aquilo que vai determinar o custo é o tamanho do local que será climatizado, quem deseja climatizar apenas um cômodo vai mexer um pouco no bolso.

Os custos costumam ser mais baixos quando comparados a uma empresa, que requer um investimento bem maior, mas ainda sim os valores permanecem bem abaixo quando comparados com aparelhos de ar-condicionado.

Conclusão

Viu só? Há muitas vantagens em ter um climatizador de ar. Ele é adequado a diferentes ambientes o que faz dele um diferencial enorme para muitas pessoas. Com isso, atualmente, muitos desejam comprar um produto como esse, deixando de lado o ar condicionado.

Até porque, com relação a sua função, ele é bem semelhante ao produto. Por outro lado, a melhor qualidade do ar e também a economia de energia obtida a partir de um climatizador fala mais alto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *